quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Jogos e Brincadeiras p/ Educação Infantil

Público alvo: Alunos na faixa etária de 3/4 anos

Duração: 4 meses.

Autoria: Andréia Cecília Nascimento Mello  


Justificativa:


O projeto Jogos e brincadeiras visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.
Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.


"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget)


Objetivo Geral:

•  Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Objetivos Específicos:

Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:

  • Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
  • Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
  • Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
  • Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
  • Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
  • Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
  • Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
  • Reforçar a importância do brincar.


    Conteúdos (Opções de Jogos)
  • Quebra-cabeça com figuras,
  • Dominó das letras,
  • Jogo da memória com alimentos,
  • Boliche;
  • Peãozinho;
  • Produção de massinha;
  • Brincando com quebra-cabeça de madeira.

    Brincadeiras dirigidas com regras simples:
  • Cobra-cega;
  • Andar de trem;
  • Corre cotia;
  • Batata quente
  • Põe a mão na cabeça (musica da raposa);
  • Vamos passear (jogo simbólico);
  • Dança da cadeira;
  • Dança com bexigas;


Ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem com o grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conhecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.
 

Recursos Utilizados: Cartolina, papelão, canetinhas, tinta guache, cola, farinha de trigo, palitos de sorvete, revistas, folhetos de supermercados entre outros.

Procedimentos:
O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças  observaram e encaixaram cada número próximo a sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.


3)- Jogo da memória com frutas,

Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, a memorização e principalmente a capacidade de observação.

Procedimento:
Recortar quadrados no tamanho 15X15 no papelão, onde devem ser desenhadas algumas frutas,  escolhidas pelas crianças. As figuras devem ser  confeccionadas em pares. Além de desenhar e pintar o material é muito divertido de brincar.                          



4)- Boliche

Objetivo:
Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.

Procedimento:
Confeccionar um boliche com 12 garrafas pet, contendo a seqüência numérica de 1 a 12.
Ao apresentar o jogo os alunos irão se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados a contagem do numero de garrafas que foram derrubadas.
 

5)- Piãozinho;

Objetivo:
Desenvolver a concentração e a coordenação motora.

Procedimento:
Fazer canudinhos com revista, depois enrolá-los no palito de churrasco, colando-o próximo ao lado pontiagudo.
 

Sugestões de brincadeiras:


1)- Cobra-cega

Objetivo:
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil.

Procedimento:
Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para ser a cobra-cega, esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda ao comando da educadora começara andar até chegar em uma criança passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-la, esta dará continuidade ao jogo.


2)- Andar de trem;

Objetivo:
Contribuir para a socialização e a integração das crianças enquanto brincam.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem;
Contribuir para o desenvolvimento da expressão corporal.

Procedimento:
As crianças deverão andar com as mão no ombro do amigo, em forma de trem cantando a música e realizando os gestos propostos de acordo com a música: "Eu vou andar de trem".


3)- Corre cotia;

Objetivo:
Desenvolver a praxia global (coordenação motora) e agilidade corporal.
Procedimento:
As crianças sentarão em uma roda e cantarão a música "Corre cotia", uma será o comandante e outras respondentes, o comandante terá nas mãos um lenço e colocará (na ultima frase), atrás de uma criança. Essa criança deverá pegar o lenço e correr para pegar a que colocou esta deverá se sentar rapidamente no local da outra, e assim sucessivamente.


4)- Batata quente

Objetivos:
Contribuir para a socialização das crianças;
Desenvolver a atenção e a agilidade enquanto brincam.
Material:
Uma bola, ou algo para ser a batata quente.
Procedimento:
As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro. Uma delas escolhida por sorteio começa a brincadeira sentada de costa para o grupo e cantando "batata-quente, quente,.....queimou". A criança que estiver com o objeto na mão neste momento deverá continuar cantando.
   
                                   
5)- Põe a mão na cabeça (musica da raposa)

Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento corporal identificando as partes do corpo;
Contribuir para a socialização das crianças e para o desenvolvimento da linguagem enquanto cantam a música.

Procedimento:
Ao cantarmos a música da raposa às crianças deverão repetir os gestos mostrando as partes do corpo nela referidas.


6)- Vamos passear (jogo simbólico).

Objetivo:
Desenvolver da imaginação e da fantasia, assimilação da realidade ao "eu".
Procedimento:
Através do "faz de conta", estimularemos as com algumas brincadeiras utilizando os materiais da sala.
Pois na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", ainda mais quando expressa corporalmente as atividades.
Faremos de conta que estamos em uma floresta, e daremos inicio ao nosso passeio por esta aventura que imaginaremos juntos.

7)- Produção de massinha;

Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
Procedimento:
Fazer a massinha com farinha de trigo, demonstrando todas as etapas para as crianças, em seguida dividir entre elas a massinha, pedindo-lhes que façam uma escultura para que possamos deixar secando para expormos no dia da apresentação do projeto.
                 

Avaliação:

O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras.
Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute sobre os mais variados assuntos (final de semana, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, a chamada entre outros); em seqüência apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia vigente.
Todos devem saber  o tema do projeto e  o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa desenvolvimento individual de cada criança.


Referência Bibliográfica:
  • Mattos, Elizete de Lourdes - Brincando e aprendendo -Brincadeiras de roda; Atividades lúdicas para alfabetizar.
  • Brandão, Heliana - O livro dos jogos e das brincadeiras para todas idades - Ed. Leitura.
  • Revista nova escola - ano XXI nº 18 dezembro 2006 ed. Abril.

7 comentários:

  1. Maravilhoso esse projeto o lúdico e tudo na vida de uma criança que está na fase da descoberta ,tudo fica mais prazeroso, parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  2. ótimo post, vou aplicar esse conteúdo no colegio colegio zona norte SP legal demais, bem bacana, recomendo aos pais e alunos

    ResponderExcluir
  3. Estava a procura de conteudo assim para a escola zona norte sp, obrigada pelo post, adoramos a ideia criativa que tiveram, massa!

    ResponderExcluir